curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Ciência Espacial

Cientistas desvendam os mistérios do cometa 3I/ATLAS

O cometa 3I/ATLAS, oficialmente C/2025 N1 (ATLAS), está atraindo a atenção de cientistas devido ao seu comportamento inovador e brilho incomum. Este cometa, que se origina de fora do nosso Sistema Solar, revela informações sobre a formação de planetas em outros sistemas estelares. Com uma cauda e composição peculiar, seu brilho intenso pode ser devido à emissão de gases energizados, particularmente moléculas de carbono. Em dezembro de 2025, a sonda Clipper coletará material desse corpo interestelar, proporcionando uma rara oportunidade para avanços na ciência espacial e tecnologias associadas ao monitoramento astronômico.

Erupções solares intensas: atividade do sol mantém a Terra em alerta

Nos últimos dias, uma mancha solar tornou-se fonte de intensas erupções, disparando várias explosões em menos de 24 horas, incluindo eventos da classe M e C. A explosão mais forte, no domingo, atingiu o nível M8.46, quase classe X. Essa erupção gerou uma ejeção de massa coronal, que pode atingir a Terra nessa quarta-feira, trazendo potencial de uma leve tempestade geomagnética. A radiação provocou apagões de rádio na América do Norte. Especialistas alertam que novas erupções podem ocorrer nos próximos dias, mantendo o planeta sob risco de mais apagões e tempestades geomagnéticas.

NASA revela plano econômico para retornar amostras de Marte

A NASA apresentou um novo plano, mais econômico, para a missão de retorno de amostras de Marte, que visa trazer, pela primeira vez, rochas e sedimentos do Planeta Vermelho para a Terra. Apesar de cortes orçamentários que elevaram os custos estimados de $5 bilhões para mais de $11 bilhões e atrasaram o projeto em uma década, a agência espacial se comprometeu a explorar opções de pouso viáveis, utilizando tecnologias já testadas e inovações comerciais. A previsão é que as amostras retornem entre 2035 e 2039, com um impacto potencial significativo na compreensão sobre Marte e na exploração humana futura.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!